quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Precisamos de uma educação do povo ou para o povo?

Nos últimos tempos, com toda essa violência que temos visto todos os dias, as pessoas alegam muitas vezes que isso é culpa da educação que as pessoas recebem, ou a falta dela, e diante deste ponto de vista, será que esta educação que está sendo passada é uma educação com interesses em melhorar a vida das pessoas ou, apenas uma forma de condicionar as pessoas a um estilo de vida? Queria colocar meu ponto de vista e mostrar alguns aspectos que nos farão pensar a respeito.
Vamos começar pensando em nossas salas de aula, lugar onde recebemos grande parte de conhecimento durante nossa infância e grande parte da vida, a sala de aula e também a escola como um todo é de um modo geral um lugar político, os professores nos ensinam a pensar, a como agir em determinadas situações, fazemos simulações de democracia, por exemplo, a votação de um representante de sala, mas ao mesmo tempo, não temos o direito e, nem a escola é democrática ao ponto de nos mostrar como tirar alguém do poder ou como reivindicar os nossos direitos, até podemos falar isso em sala de aula, mas colocar isso em prática é muito difícil, pois estaríamos indo de encontro contra os interesses da escola. Então na escola é o lugar onde eles nos moldam para a sociedade e nos conduzem a ter uma vida de aceitação política, é onde entendemos, ou melhor, aceitamos que temos que obedecer às autoridades superiores.
A partir deste ponto de vista podemos definir que, nós já temos uma educação do povo, onde esta educação baseia-se em interesses políticos, pois a nossa educação é uma educação voltada para, como o indivíduo se comportará na sociedade quando atingir seu estado de autonomia, uma educação que visa também deixar-nos quanto mais parecidos e enquadrados em um molde, onde aquilo que falarem para nós será tido como regra e não haverá discussão a respeito daquilo, pois se veio de uma autoridade superior, tem que ser respeitada e aceita, pois eles sabem o que é melhor para nós. Não tenhamos esse pensamento como uma verdade absoluta, mas podemos ter isso como uma maioria, ainda mais se pensarmos somente em classes trabalhadoras, onde as pessoas não terão poder aquisitivo para recorrer de certas situações.
Desta forma, afirmo que o que precisamos é de uma educação para o povo, uma educação que leve as pessoas o pensar, o questionar, o entender, e não simplesmente o aceitar de uma situação, temos que ter como certo que a dúvida nos fará crescer e, que sem ela, tendemos a ficar estagnados em uma mesma posição.

Prof. Luke

Um comentário:

  1. éééé Luke.... o que acontece não é novo.
    Imagino que já deve ter ouvido falar de "pão e circo"...
    O governo implantou algumas coisas que poderiamos dizer que mantem o povo "alimentado" e "distraído" como bolsa família, e amigos da escola...
    Não que seja uma coisa ruim, é uma coisa boa, porém é tirado o foco de coisas essenciais como a educação de ponta que deveríamos ter e não temos...
    O POVO é alienado e não sabe pensar, na verdade foi ensinado a não querer pensar... isso é muito triste...
    Boa palavra que Deus continue lhe dando sabedoria e entendimento.
    Grande abraço
    Paulo Berberth

    ResponderExcluir